Previsão do tempo

Defesa Civil alerta para grandes volumes de chuva e risco de temporal no RS

Defesa Civil alerta para grandes volumes de chuva e risco de temporal no RS

Foto: Nathália Schneider (Diário)

A Defesa Civil do município recebeu uma notificação de alerta do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) sobre a possibilidade de chuvas nas próximas 72h acima de 200mm. De acordo com informações da BaroClima Meteorologia, a instabilidade no clima no Estado segue até a madrugada da próxima segunda-feira (8). Áreas de possíveis alagamento e deslizamentos já estão sendo monitoradas pela Defesa Civil.

Conforme informações da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), nesta sexta-feira (05), as instabilidades no Estado vão se intensificar ao longo do dia. Há risco de temporais com possibilidade de queda de granizo e rajadas de vento. Os volumes de chuva devem variar entre 60 e 80 mm, com chances de atingir os 120mm, principalmente nas regiões Centro, Noroeste, Missões, pontos da Serra, Litoral Norte e Região Metropolitana de Porto Alegre.

Áreas de risco  

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Santa Maria, Adão Lemos, existem dois tipos de risco na cidade: o hidrológico e o geológico. O hidrológico é quando áreas têm a possibilidade de alagamentos ou inundações, como os bairros Lorenzi, Urlândia e Km 3, onde encontra-se o Rio Vacacaí e o Arroio Cadena, por exemplo. O geológico diz respeito ao risco de deslizamentos, como nos bairros Campestre, Itararé e Km 3.

– Um exemplo é a região da Rua Canário, que contorna o morro onde está a barragem do DNOS. Estes locais são monitorados porque tem a possibilidade de erosão com o grande volume de chuvas. 

Lemos explica que a análise das áreas de risco já vem sendo feita pela Defesa Civil há alguns anos. O órgão encaminha a intervenção necessária para as secretarias responsáveis e avalia se é de baixo, médio ou de alto risco.

Serviço da Defesa Civil ​

  • WhatsApp da Defesa Civil: 99110-7940 
  • (55) 3174-1552 ramal 2
     Ciosp
  • (55) 99217-8122 (WhatsApp)
  • (55) 99167-4728 (WhatsApp)
  • (55) 99167-8452 (WhatsApp)
  • (55) 3174-1552
    Guarda Municipal
  • Telefone: 153

Instabilidade climática

Em entrevista à Rádio CDN, o meteorologista Gustavo Verardo reforça que a chuva tende a ganhar força em Santa Maria, a partir do período da tarde desta sexta-feira (5) e permanece até domingo (7), podendo chegar a mais de 100mm. Além disso, Verardo alerta para a elevação no nível dos rios, que pode afetar áreas de risco da Região Central. 

– Nesta manhã, já tivemos áreas com descargas elétricas em São Pedro do Sul, São Vicente do Sul e em Santiago. 

Apenas na semana que vem a condição climática volta a ficar com o tempo firme, com uma nova entrada de massa de ar seco. Segundo o meteorologista, o sol vai começar a aparecer em 9 de maio. Nos dias 10, 11 e 12, as mínimas vão chegar aos 9°C e as máximas não vão passar de 18°C na Região Central. 

  • Sexta-feira (5): 10°C e 21°C
  • Sábado (6): 19°C e 22°C
  • Domingo (7): 19°C e 22°C
  • Segunda-feira (8): 16°C e 20°C
  • Terça-feira (9): 13°C e 20°C
  • Quarta-feira (10): 9°C e 18°C
  • Quinta-feira (11):  9°C e 19°C

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Grupo Diário promove evento alusivo ao Dia das Mães neste final de semana Anterior

Grupo Diário promove evento alusivo ao Dia das Mães neste final de semana

Festa marca a entrega oficial da Emei Circe Rocha à comunidade Próximo

Festa marca a entrega oficial da Emei Circe Rocha à comunidade

Geral